Falando sobre Afasia

Ainda bebês começamos a adquirir a linguagem, que vai sendo aperfeiçoada com o tempo, e é através dela que nos relacionamos com o mundo,  sendo assim a linguagem exerce grande importância na vida dos indivíduos.
A afasia é um transtorno de linguagem adquirido que pode ocorrer após uma lesão cerebral, podendo acontecer em consequência de um acidente vascular encefálico (AVE), após um traumatismo craniano  ou tumores cerebrais, sendo esse último, geralmente transitório. A afasia interfere na compreensão e produção da linguagem oral e escrita, de acordo com o local da lesão.
A terapia fonoaudiológica visa proporcionar ao indivíduo afásico a reabilitação da linguagem, muitas das vezes criando meios alternativos de comunicação para o mesmo. O importante é que a terapia comece o mais breve possível, pois dessa forma, a reabilitação terá o auxílio da neuroplasticidade,  que é a capacidade de regeneração dos neurônios. O não tratamento da afasia, além de trazer transtornos de linguagem para a vida do sujeito,  acaba se tornando prejudicial também no aspecto emocional, levando-o a um isolamento social devido a dificuldade de se comunicar. O fonoaudiólogo é o profissional habilitado a diagnosticar a afasia. Em casos de suspeita de afasia, procure um fonoaudiólogo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *