Guia Prático para a escolha da Profissão certa

 Resultado de imagem para escolha a profissão certa
O processo de escolha é de suma importância, pois são anos dedicando seu tempo, dinheiro e energia ao estudo.
Se você está prestes a fazer o vestibular e ainda não conseguiu decidir ou se escolheu mas não está muito certo se é isso mesmo que pretende e está se sentindo mal, angustiado, estressado, ansioso por conta disso, não fique desanimado: isso é mais comum do que você imagina!
Se, no passado, existia um número limitado de cursos à sua disposição, hoje, suas possibilidades de escolha ampliaram e tendência é aumentar cada vez mais.
 
Se as seguintes questões perturbam sua mente, como:
 
A.   Me interesso por diversas áreas, mas não faço a mínima ideia de qual quero fazer?
 
B.   Devo optar pela opção que mais me identifico ou por outra que trará mais dinheiro?
 
C.   Tenho medo de escolher a profissão errada e passar o resto da minha vida fazendo o que eu não gosto?
 
D.   Como posso ter certeza de que fiz a escolha certa?
 
E.    Meu avô e meu pai tem a mesma profissão e ambos querem que eu curse a mesma faculdade. Mas, não me identifico com a profissão. Devo aceitar?
 
F.    Nenhuma profissão me atrai como posso escolher?
 
 
 
Mas e agora?
Para ajudar a fazer a melhor escolha, preparei um guia rápido com algumas dicas que podem ajudar na escolha da melhor profissão. Siga o passo a passo, pense bem e sinta-se mais confiante para tomar essa decisão!
 
1.   A chave é o Autoconhecimento – A resposta está em você

É preciso parar e olhar um pouquinho para dentro de si, ou seja buscar seu autoconhecimento. Autoconhecimento é uma das chaves para o sucesso na vida em geral, com a escolha da profissão certa não é diferente. Procure conhecer bem a si mesmo, na hora de escolher que profissão seguir, algumas perguntas simples sobre si mesmo e sobre onde quer chegar podem te ajudar na decisão. Preparei um breve questionário para te ajudar:
Reflita com calma e responda:
  •  O que gosta de fazer e o que não gosta?
  • O que faz bem / habilidades?
  • O que que te atrai / interesses?
  • Quais são suas características pessoais?
  •   Que tipo de vida gostaria de levar?
  • Quais são as pessoas que mais se identifica / admira?
  • Se você pudesse fazer qualquer trabalho por um dia, qual seria?
 
2.   Escolha com calma a sua profissão

A escolha da profissão certa deve ser muito bem pensada, é uma decisão que precisa ser tomada com calma. Afinal, estará investindo seu tempo, dinheiro e energia.
Pense muito bem sobre o assunto.
Claro, nada é pra sempre e a escolha profissional também não precisa ser. Há muitos casos de pessoas que trabalham anos em uma profissão e posteriormente abandonam tudo para começar uma nova carreira e ir em busca de novos sonhos.
De qualquer modo, mesmo que você possa mudar de carreira no futuro, não vale a pena perder tempo fazendo um curso do qual você não gosta. Por isso, pense muito bem quando for escolher sua profissão.
 3.   Não olhe só para o mercado
Muitas pessoas pensam muito em escolher a carreira para ficarem ricas o quanto antes e esse é um grande problema se uma pessoa escolhe o curso que está em alta no momento, mas sonha em ter outra profissão. Este caminho certamente levará a ser um profissional infeliz. É importante, sim, que o retorno financeiro seja considerado no momento de escolha da profissão, mas você jamais deve escolher um curso que o afaste completamente daquilo que você realmente gosta. (Siga a dica nº 1 para ajudar a saber do que você gosta – autoconhecimento).
Vale lembrar que o mercado oscila, o que hoje é considerado uma profissão em alta, amanhã pode estar em baixa.
Por outro lado, nos deparamos com péssimos engenheiros que seriam excelentes professores, por exemplo. Uma pessoa que não tem satisfação no trabalho que realiza, não o realizará de forma plena. Se você ama o que você faz, o fará com excelência e, com conhecimento em estratégia de mercado, poderá ter muito retorno financeiro mesmo seguindo uma profissão que esteja fora do índice das mais bem paga.
Não existe profissão de sucesso e sim profissional de sucesso. Pense nisso!
4.   Converse com profissionais formados
Procure profissionais que se formaram e possuem experiência na área, assim como profissionais recém formados em início de carreira, de preferência busque fazer o contato pessoalmente afim de conhecer seu posto de trabalho, atividades, rotina, troque uma ideia sobre o tempo na faculdade e o mercado de trabalho, as dificuldades que pode enfrentar depois da formatura e as dicas que os profissionais possuem para te passar. Caso não consiga estabelecer contatos pessoais, busque utilizar as ferramentas virtuais, Redes Sociais, dentre outras. Mas, faça contatos, afinal não há nada como alguém que já viveu para dar boas (ou más) referências. Quanto maior o número de profissionais com quem você conseguir conversar, mais chances de você formar um ponto de vista e tomar uma decisão.
Uma dica bem legal também é visitar as universidades. A maioria delas permite participação em eventos e aulas como ouvinte, isso ajuda muito.


5.   Não se deixe levar: escolher uma profissão só depende de você

A família tem papel fundamental na escolha da profissão do filho. Compartilhe com seus familiares seus anseios e dúvidas, e ouça sua orientação. Eles também passaram por isso, um dia. Mas, cuidado nem sempre as melhores intenções levam às melhores escolhas. Não são raros os casos em que pais, amigos ou parentes acabam influenciando na escolha de uma profissão. Essas pessoas, em geral, querem apenas ajudar, mas não cabe a elas escolher: a última palavra deve ser sempre sua!
É muito comum encontrar alunos que abandonam a faculdade porque não se identificam com a profissão escolhida. Muitos desses casos ocorrem justamente porque a escolha do curso foi feita com base na influência de outras pessoas.
Na hora de escolher uma profissão, nunca se deixe levar por comentários ou qualquer tipo de influência.

6.   Conheça as ferramentas à sua disposição
Ainda tem dúvida?
Saiba que existe um profissional apto a te ajudar, o Psicólogo, que utiliza uma ferramenta disponível para te auxiliar nesse processo, não se trata de um teste apenas, como existem muitos pela Internet.
E sim como é chamada de orientação profissional, vocacional e/ou de carreira que possui um trabalho mais amplo e contribui:
 
  • POUPANDO TEMPO, DINHEIRO E ENERGIA.
  • Ajuda a conhecer-se melhor, identificar seus reais interesses e aptidões.
  •  Promove autoconhecimento, visão crítica e abrangente de mercado, proporcionando que faça uma escolha profissional mais assertiva e consciente. 

A Orientação Profissional pode te ajudar. A orientação é nossa. A carreira é sua, o sonho é seu, a escolha da profissão certa só cabe a você.
Ficou curioso? Quer saber mais sobre este trabalho?
Caso tenha interesse de receber mais materiais sobre o assunto, entre em contato, estou à disposição para auxiliá-lo neste processo.
WhatsApp: (21) 98021 9395
Skype: Clara Didier PSI
É realmente importante que a escolha seja SUA. Dedique-se neste momento, afinal você estará fazendo um esboço do seu futuro. Espero que as dicas tenham ajudado e que você seja um protagonista na sociedade. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *