O que é TCC (Terapia Cognitivo Comportamental)?


Por Juliana Lopes Tostes
Para você estudante de psicologia que ainda não sabe que linha seguir ou até mesmo se procura uma terapia e já ouviu falar que há diferenças entre elas, mas tem dúvidas de qual se encaixaria melhor no seu perfil, este texto foi feito para esclarecer uma parte de seus questionamentos.
A psicologia clínica tem diversas abordagens como a Gestalt Terapia, a Psicanálise, a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) entre outras. Tentaremos falar um pouco sobre o que é e como funciona cada uma delas, porém hoje irei falar um pouco mais da Terapia Cognitivo Comportamental na qual me formei.
Ao longo da minha graduação em psicologia escutei muitas discussões sobre qual abordagem seria melhor, que a TCC não tratava a causa e só sintoma ou que não dava importância ao passado.
A verdade é que nenhuma linha é melhor que a outra, todas elas tem sua cientificidade e, a meu ver, você deve escolher qual mais se identifica, seja para atuar como psicólogo ou fazer terapia.
Em relação ao passado, não é que não seja importante, porque todo indivíduo é resultado de sua história, a partir de nossas experiências de vida é que construímos nossas crenças e esquemas e é essencial que o psicólogo saiba do histórico de vida do cliente para entender como surgiu o problema, porém a TCC tem seu foco voltado para situações específicas no presente.
Brevemente explicando a TCC tem suas sessões estruturadas, é considerada de curta duração (o que varia de acordo com cada pessoa), ensina aos clientes a identificarem, avaliarem e responderem aos seus pensamentos e crenças disfuncionais, utilizando-se de diferentes técnicas que, juntamente com o cliente, tendo assim sua participação ativa, busca estratégias para modificar os pensamentos, emoções e comportamentos.
Ela acredita que esses três elementos (emoção, cognição e comportamento) estão interligados, logo um pensamento disfuncional influencia as emoções e os comportamentos e quando uma pessoa aprende a avaliá-lo de maneira mais realista e adaptativa também obtêm uma melhora nos outros dois elementos.
Espero ter conseguido responder algumas dúvidas.
Até a próxima!

0 thoughts on “O que é TCC (Terapia Cognitivo Comportamental)?”

  1. Gostaria de receber.por.imail as convergencias e divergencias das tres abordagens Tcc, Humanista e psicanalise.
    desde já agradeço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *