Psicoterapia. O que é? Como acontece? Quando procurar? Qual procurar?



“Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo de mudança,
a pessoa muda”
Freud, S.



Há muitas dúvidas sobre a Psicoterapia (acompanhamento psicológico) e hoje vamos tentar desmistificar algumas questões!



O que é e como é a psicoterapia?


A psicoterapia é feita por um profissional formado em psicologia. Ele trabalha para que você “trabalhe” em cima de questões pessoais que você deseja. Se exclui a teoria de dar conselhos (o que o psicólogo chama de “aconselhar” tem ênfase em intervenções psicoterapêuticas), não se vai ao psicólogo para conversar e tão pouco para conselhos, como qualquer outro profissional, o psicólogo utiliza-se de técnicas estudadas por muitos anos. Cada psicólogo utilizará técnicas conforme a sua abordagem teórica.

Esse trabalho pode ser individual, em grupo, em família, em casal, dentre outros. E o local físico, geralmente é uma clínica psicológica, mas isso não limita o local de trabalho do psicólogo, pois o mais importante é o setting terapêutico.

 Curiosidades:A palavra terapia vem do grego que significa tratamento. Quando falamos que alguém faz terapia ela pode ser variadas, como a psico/terapia, fisio/terapia, terapia ocupacional.


Mas o que é esse setting terapêutico?

É um espaço para além do local físico. Isso significa que o seu psicólogo mantenha uma postura ética (inclusive do sigilo), mas não precisa, necessariamente de uma ambiente como a clínica. O setting terapêutico se estabelece no primeiro momento com o(s) paciente/cliente(s), onde são acordadas algumas regras básicas, feito o contrato terapêutico, se estabelece tempo, hora, local, papéis de terapeuta e paciente/cliente e outas coisas, se necessário.

E o que eu falo, o meu terapeuta falará com outras pessoas?

Não. O sigilo é direito do paciente/cliente, como descrito no art. 9 no Código de Ética do Psicólogo.
Quando tiver obrigatoriedade de quebra de sigilo, deverá manter-se o artigo 10 e o Parágrafo Único. 

Quando eu devo procurar um psicólogo?

Há vários motivos que podem levar você a procurar um psicólogo. Você não precisa ser diagnosticado com um transtorno mental e nem estar procurando uma avaliação para ir a psicoterapia. A terapia pode ter diversos fins, mas sua maior proposta é poder melhorar a vida da pessoa em situações que a incomodam. 

Segue uma pequena listagem com motivos que possam fazer você procurar um psicólogo, em casos de:
Se conhecer melhor;
Sensação de não conseguir solucionar seus problemas;
Não conseguir lidar com as próprias emoções;
Ansiedade;
Estresse constante;

Compulsão;
Desmotivação constante;
Transtorno;

Fobia;
Dificuldade de passar por perdas, lutos ou separações;
Mudanças abruptas na vida;
Depressão;
Conflito interno;
Conflito em relacionamentos;
Se sentir que precisar de ajuda, mesmo sem nenhum motivo aparente;

Psicólogo passa remédios? Remédios Naturais (florais de barro)? Remédios de Manipulação?

No Brasil o psicólogo não tem autorização para passar nenhuma medicação enquanto seu trabalho for como psicoterapeuta. Para ele passar alguma medicação ele deverá ter outra formação e não deverá estar atuando como psicólogo naquele momento. Caso seu psicoterapeuta sinta necessidade de uma avaliação médica, ou de alguma outra avaliação, ele pode solicitar/encaminhar para alguém especializado.


Qual a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

O psicólogo não é médico e está capacitado para trabalhar com questões de ordem psicológicas e comportamentais. 
O psiquiatra é um médico com formação em psiquiatria e é capacitado para trabalhar com questões de ordem mental. Ele poderá utilizar, quando necessário, tratamentos a base de medicações.

Qual psicólogo procurar?


Procure um profissional capacitado, com registro no conselho de psicologia e autorizado para prestar serviços. 
A abordagem que o terapeuta irá utilizar, talvez não influencie no objetivo que deseja alcançar, algumas podem demorar mais um pouco e outras podem ser mais rápidas. Caso você não esteja se adaptando ao método utilizado fale com seu terapeuta. Ele pode pedir transferência para um outro tipo de psicoterapia.Importante é que você não desista da psicoterapia. É como um médico, se você não gosta do jeito como ele trabalha, você irá procurar outro que você se adapte melhor.

Para saber se seu psicólogo é registrado CLIQUE AQUI.

Recebi alta. Agora acabou a psicoterapia?

Você pode procurar a psicoterapia em vários momentos da sua vida. Ela não precisa ser algo que você faça apenas uma vez. Isso porque estamos em mudança em todo momento, acontece as mudanças internas e externas, e algumas vezes olhar para dentro para organizar pode nos auxiliar nas novas fases da vida.



[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=PziXQCIRhDg&w=320&h=266]

0 thoughts on “Psicoterapia. O que é? Como acontece? Quando procurar? Qual procurar?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *