Você sabe o que é dislexia?


Por Fonoaudióloga Amanda Cristina

   Durante o processo de alfabetização, é comum que algumas crianças apresentem dificuldades escolares, e isso não necessariamente representa um motivo para preocupação, mas é importante que os pais estejam atentos durante esse processo. 
   Existem muitas crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, que podem se manifestar na leitura ou escrita. 
   Hoje vamos falar um pouco sobre sobre um transtorno chamado dislexia. A dislexia caracteriza-se por uma dificuldade de reconhecimento das palavras que compromete a compreensão da leitura, existindo diferentes graus. Os disléxicos apresentam atraso na leitura e escrita, se comparado ao esperado para seu nível intelectual, sendo que para caracterizar a dislexia é necessário que apresente QI dentro da normalidade e que sejam excluídos problemas sensoriais e neurológicos, sendo necessário também se excluir problemas de origem institucional. 
   É considerado um distúrbio de origem genética, visto que uma porcentagem significativa de filhos de disléxicos apresentam algum grau de dificuldade de leitura. 
   O diagnóstico e tratamento da dislexia envolve uma equipe multidisciplinar, como neurologista, fonoaudiólogo, psicopedagogo e psicólogo. É de extrema importância que a avaliação e intervenção seja realizada o mais precoce possível, sendo assim, caso seu filho apresente uma dificuldade significativa de leitura ou escrita procure ajuda profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *