Percebo, não só em consultório como também no dia a dia, que as pessoas tem muita dificuldade em falar sobre e expressar seus sentimentos e emoções. Hoje o LàR estará fazendo um resumo sobre o que são essas coisas que nem sempre são fáceis de ser colocadas e como podemos facilitar essa expressão.
As dificuldade das crianças
Quando perguntamos a criança o que ela está sentido dificilmente ela vai ter falar de sentimentos, possivelmente vai ter responder sintomas físicos, como: estou com fome, com dor, etc.
As crianças não sabem nomear e explicar as emoções.
As crianças aprendem a nomear emoções a partir do momento que são sinalizadas, como por exemplo:
Os pais levam a criança para um passeio, ela pede algo que é negado, aparece a emoção Raiva ou Tristeza, os pais ao perceberem isso, podem sinalizar “você está com raiva” ou “você está triste”.
Assim, as crianças vão aprendendo a dar nome àquela emoção que ela não sabia.
Os sentimentos na vida adulta
Muitos adultos se sentem “podados” quando se trata de expressar sentimentos. Com medo de serem julgados socialmente, os adultos tendem a sempre maquiar esses sentimentos e emoções, limitando somente a alegria e felicidade. Essa repressão pode fazer com que os adultos percam referências, como acontece nas crianças, podendo fazer confusão de nomenclaturas ideais e até mesmo não saber que nome dar aquilo que está sentindo.
Isso pode interferir no ensinamento emocional de uma criança, pois se o adulto não consegue indicar ou não fala o nome ideal para aquela sensação, a criança tende a crescer sem essas referências ou com informações equivocadas.
Mas, o que é emoção e sentimento?
São coisas distintas.
As EMOÇÕES são necessárias para se ter comportamentos rápidos e eficazes, logo, temos e desenvolvemos as emoções para nossa sobrevivência.
Podemos considerar os SENTIMENTOS uma evolução das emoções, que são uma conscientização da auto-percepção sobre a emoção.
Veja este exemplo: Estou em uma situação de perigo, a emoção que tenho é de MEDO, sentimento que tenho é “estou assustado”, “estou com medo”, etc.
Nomeando algumas emoções
Primárias:
Medo Tristeza Nojo Raiva Alegria Surpresa
Dentre outras
Secundárias:
Ciúme Inveja Vergonha Culpa Gratidão Desprezo
Dentre outras
Facilitando sua relação com as emoções e sentimentos
1- Aprenda os nomes das emoções e saiba avaliar qual é o sentimento.
2 – Observe como aquela emoção te afeta.
3 – Tenha uma relação de afeto com você e aceite sua emoção.
4 – Tire um tempo para si.
4 – Ao falar sobre suas emoções você pode dizer “Hoje eu me sinto…” “Eu estou…”
5 – Comunique-se de forma sincera e clara como você está se sentindo.
6- Procure apoio emocional se estiver enfrentando dificuldades para expressar as emoções.
[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=LSpeM7G4zfY&w=320&h=266]